O projeto

Arte e Cultura
Numa Perspectiva Sustentável no município de Jardim de Angicos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PJ036-2011

A extensão Universitária, juntamente com o ensino e a pesquisa, compõe o tripé de sustentação da universidade que busca a formação, não somente de profissionais especializados, mas sobretudo, de cidadãos conscientes de realidade tão complexa e por vezes caótica, como a brasileira. Diante dos inúmeros problemas enfrentados pelo povo brasileiro, a necessidade de se conhecer cada vez mais essa realidade torna-se premente, uma vez que ajudará a torna-nos profissionais mais preocupados com um mundo mais igualitário e com justiça social. Dessa forma, inseridos em realidades qu muitas vezes só conhecemos através de livros (e demais meios de comunicação), podemos nos conscientizar do nosso papel perante a sociedade. papéis esses que não se resumem a meros espectadores, mas que devem alcançar o patamar de protagonista de uma vida real. Ao considerarmos a necessidade de conhecimento de uma dada realidade como essencial ao seu processo de transformação social, estamos considerando também uma discussão bastante em pauta na atualidade e que envolve questões das mais diversificadas perspectivas. Nesse sentido, tomamos a discussão bastante em pauta na atualidade e que envolve questões das mais diversificadas perspectivas. Nesse sentido, tomamos a discussão teórica do desenvolvimento local, como subsídio á realização deste trabalho de extensão com vistas á geração de emprego e renda no muncípio de jardim de Angicos. dessa forma, buscamos desenvolver nossas ações na comunidade em questão a partir daquilo que os próprios integrantes da sociedade local designaram como demandas mais urgentes.


Considerando as perspectivas de desenvolvimento, necessárias e almejadas nos dias atuais, observamos nitidamente, a capacidade intrínseca de cada localidade, de ser o seu próprio mantenedor, haja vista o potencial sócio-econômico de auto-sustentação. Possibilitando o usufruto de toda base produtiva hoje, de forma que não a degrade, para que também possa ser usufruida amanhã.Assim dos pontos para a implantação de um padrão de desenvolvimento, é a sustentabilidade, propulsora de um processo de produção sem degeneração do meio ambiente e que abarca não só a esfera ambiental, mas também, a social, a política,e a cultural.Partindo desse pressuposto, podemos inferir que cada município possui sua potencialidade específica, e que precisa, de alguma forma, que essa potencialidade seja instigada, para que, a partir de então, possa por si só juntamente com as devidas parcerias, viabilizar sua sustentabilidade. É nessa perspectiva que vamos procurar propor orientações a esse respeito, na tentativa de ajudar o município no aproveitamento sustentável de suas potencialidades. Além de oferecer atividades culturais o projeto visa a revitalização de espaços de importância histórica e cultural da cidade de jardim de angicos, como também relacionar grupos de teatro, cantores, artesãos e manifestações locais propiciando fomento e intercâmbio da cultura brasileira.


Para implementação do projeto serão realizados atividades através de reuniões, debates, visitas domiciliares e diagnósticos sobre o potencial econômico-cultural do município de Jardim de Angicos. Terminada esta etapa de articulação e planejamento, pode-se agendar a data no calendário de eventos da cidade, o último sábado de cada mês, no ponto de cultura, e contará com a participação da comunidade e contará com a participação dos artistas locais, como também mostras de filmes.

2 comentários:

  1. E mãos a obra! Espero que nosso trabalho ao término viabilize realmente o protagonismo da comunidade, que Jardim de Angicos não seja mais a mesma, que seus moradores compreendam a sua importância social para as mudanças que podem ocorrer no âmbito individual e coletivo!
    Me sinto muito feliz de poder estar participando desse processo e espero que outros projetos como o nosso sejam desenvolvidos dentro da universidade para que esse o tripé seja realmente consolidadado!

    Abraço, Nanda Melo

    ResponderExcluir
  2. Oie Gente Td Bem Com Vcs??
    estou ocm muitas saudades de vcs
    não tem como esquecer de vcs.:
    amo,amo,amo,amo muito.:
    Se Amar é Viver Vivo pq Amo Todos Vcs!!!

    ResponderExcluir

Escreva, fale sobre suas experiências, Participe!