quarta-feira, abril 6

por Leonardo Dantas

Para o mês de março, a viagem ao município de Jardim de Angicos/RN foi marcada para os dias 25, 26 e 27. Como previsto, a saída de Natal aconteceu às 18h com chegada ao destino às 21h15min. Fixados os pés na terra de Alzira Soriano, logo se procedeu a articulação com os professores do ensino médio da Escola Estadual Coronel Miguel Teixeira. Esta parceria teve como finalidade a aplicação, em abril, dos testes vocacionais e o início dos aulões pré-vestibulares.

Ainda na noite do dia 25, sexta-feira, realizou-se uma reunião com os membros da equipe. Neste encontro foi realizada a leitura e reflexão coletiva da Fábula da Convivência, logo mais foram fixados alguns contratos de convivência e condutas a fim de promover o sucesso das atividades e o bem-estar do grupo. Em seguida, sucedeu um momento de socialização com a população jardim-angicanense.

Na manhã de sábado, acompanhado de um admirável céu claro, aconteceu, às 9h, o ensaio do balé e da quadrilha e, concomitantemente, houve a divulgação do cronograma de atividades na rádio comunitária FM 87,9. Logo mais, foi realizada a visita domiciliar para cadastramento dos idosos e o convite para participarem da caminhada alegre na manhã do domingo (27), seguido do café-da-manhã comunitário.

Na tarde do dia 26, foi dado prosseguimento ao cadastramento dos idosos e ao ensaio do balé e da quadrilha, e a oficina dos guias-mirins. Às 19h estava previsto o cine-debate com os adolescentes do município, porém esta atividade foi inviabilizada pela pane na rede elétrica e, conseqüentemente, o não comparecimento dos jovens. No entanto, o ensaio com a quadrilha foi um sucesso, com categoria e qualidade os participantes apresentaram desenvoltura com a atividade.

Iniciando o domingo, às 6h, os idosos fizeram-se presentes em grande quantidade na caminhada alegre. Há princípio, foi estimulado e orientado o alongamento e sua importância para a prática de exercícios físicos. Os exercícios duraram em média 45 minutos. Posteriormente, o café-da-manhã foi servido e o bazar exposto à venda. A satisfação dos jovens senis foi clara, como expressado por um deles na fala: “Adorei este caminhada, vivo dentro de casa. Nunca faço nada. Espero que tenha outras vezes!”. Para finalizar os trabalhos do mês de março, foi promovido a apresentação do pastoril. A beleza e esplendor das meninas que compunham o grupo e da dança cultural foram evidentes. O Pastoril é um movimento constituinte da cultura local, que correu o risco de cair no poço do desapreço.

Às 14h30min, os membros do projeto Arte e Cultura numa perspectiva sustentável em Jardim de Angicos/RN retornaram à Natal com o a esperança e compromisso de dias melhores para a comunidade daquela cidade, que outrora já galgou momentos de bem-estar social, político e econômico.

Um comentário:

Escreva, fale sobre suas experiências, Participe!