sexta-feira, setembro 24

um experimento

Na sexta-feira 10 deste mês, a equipe Além dos Jardins saiu de Natal para viver uma nova experiência no município de Jardim de Angicos. Um mês após nossa estada na cidade, através do programa Trilhas Potiguares, retornamos para continuar e multiplicar as idéias. Desta vez a equipe faz parte de um projeto singular, coordenado pela professora Eriama Hackradt, que se destina, diferente do Trilhas, unicamente a desenvolver atividades e fomentar iniciativas à comunidade de Jardim de Angicos.

Infelizmente alguns membros não puderam estar presentes nesta viagem, mas o grupo se manteve orgânico e completou o ciclo com a mesma responsabilidade e dinamismo que caracteriza a equipe. Agora temos uma sede própria e assim firmamos nossa presença no município. Nossa casa, ainda que sem móveis, nos fez sentir bem juntinhos e aconchegados, e com alguns privilégios como chuveiro, espelho e uma mesa tamanho família! E mesmo a questão dos móveis foi resolvida já no dia seguinte, com sofás, fogão, quadros, e não pára por aí... Já  surgiu a idéia de um chá de casa nova! Êta turma arretada!

Tivemos algumas decepções... a horta estava tão em processo de iniciação quanto como a deixamos, não saiu do lugar! Mas cedinho já recebemos visitas e convites para a feirinha de artesanato com material reciclado, objetos ensinados na viagem anterior na oficina de reciclagem. Jéssica e Júlio já começaram a pensar em formar novas turmas de guias-mirins, pois todas as crianças saltavam de vontade de participar do curso. A comunidade é que nos faz seguir em frente, continuam sempre querendo ajudar e multiplicar as idéias.

Doce concretizou sua oficina de pintura (eba), e vimos quadros lindos! Kleyton e Léo passaram uma tarde inteira de muita conversa, para formar um grupo organizado da terceira idade, a fim de sociabilizar os conhecimentos adquiridos nesta longa jornada da vida. A participação dos idosos foi ímpar! Jéssica e Carol tiveram uma pequenina dificuldade com a energia das crianças na Contação de Histórias, mas Quézia e sua voz doce resolveu tudo! E por fim, Kamyla e Horta se emocionaram com a conversa de articulação do Núcleo de Arte Reciclável. Dona Carmelita, sempre presente nas nossas atividades, é mesmo um espírito de luz, ao final da oficina de carteirinha ecológica, fez um relaxamento maravilhoso, de soltar o folêgo!

Enquanto isso, Nanda e Jú faziam uma delícia de macarrão pra gente! Ê equipe abençoada! Sob a luz da nossa coordenadora Eriama tudo fica mais tranqüilo, sempre com uma lição de vida, um conselho, um abraço materno. Essa tia é muito amada! Enfim, a viagem foi ótima e próximo mês voltamos com mais história pra contar e ouvir!

Um comentário:

  1. Esse primeiro retorno a Jardim foi muito especial, pois vimos que a comunidade está ao nosso lado e que nos ajudará em tudo que for preciso para realização das atividades e construção dos nossos (nós e comunidade)sonhos. Além disso, agora temos um cantinho só nosso, que nos permitirá mais organização e privacidade. Há, obrigada pelo macarrão...adoro cozinhar..vamos ver se o escodidinho de jerimum saí das próximas vezes hehehehe (:

    Sei que a caminahda será longa, mas com as pessoas maravilhosas que tenho ao meu lado, tenho certeza que será muito prazerosa!!!

    xerin no s2

    Nanda Melo

    ResponderExcluir

Escreva, fale sobre suas experiências, Participe!